O porto de Loano é um dos principais portos turísticos da Liguria e um dos maiores da Riviera di Ponente. Dentro do porto existe um estaleiro naval, responsável pela manutenção dos barcos.
O PROBLEMA
O pavimento do estaleiro apresentava valores de densidade relativa (DR) entre 25% e 51%, consoante a localização e a profundidade. O estaleiro estava constantemente submerso a partir de cerca de -1,50 m do nível. A espessura do pavimento de betão variava entre 305 e 560 mm e o reforço do pavimento não era significativo, com com vazios na laje entre 5 e 55 mm.
Requisitos do cliente:
Os vazios precisavam de ser preenchidos e, ao mesmo tempo, o solo sob a área de implantação da laje tinha de ser consolidado de forma a permitir a passagem segura de um novo “travel lift” com uma capacidade máxima de cerca de 900 toneladas.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Utilizámos a nossa tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift®, que produziu um espessamento/compactação profundo da sub-base do pavimento do cais através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão.
A resina Uretek Geoplus®, ao expandir-se, preencheu os vazios do solo, exercendo uma ação de compactação sobre o volume sólido envolvente que melhorou as suas características mecânicas e hidráulicas. Durante todo o processo, realizámos ensaios de verificação e ensaios geotécnicos. Um total de 8.142 metros quadrados de terreno foram consolidados em trinta dias úteis, sem necessidade de obras acessórias ou demolições.
O PROJECTO EM PORMENOR
Efetuámos as injeções da resina expansiva com um espaçamento máximo de 1,50 x 1,50 m, em malha quadrada, desde uma altura de -1,20 m do nível do solo (-2,20 m no caso da zona virada para o cais), até ao intradorso do próprio pavimento.
O tipo de injeção que escolhemos é do tipo “coluna”, em que o tubo de injeção é extraído do solo durante a injeção da resina a uma velocidade controlada.
Instalámos um estaleiro móvel temporário que, para cada dia de trabalho, ocupou uma parte do pavimento, devidamente vedada. Desta forma, evitámos interromper o normal funcionamento do estaleiro.
O Cliente pôde retomar a sua atividade normal no dia seguinte à realização das injeções.
A intervenção foi efetuada numa área de pavimento portuário igual a 8.142,0 m² e na zona do cais atingiu uma profundidade de 3,00 m do nível do pavimento, enquanto na zona do estaleiro atingiu uma profundidade de 2,00 m do nível do pavimento.
Foram efetuados ensaios de verificação e ensaios geotécnicos, durante e após a execução da intervenção.
Em resumo:
- Solo consolidado: 8.142 m² de pavimento portuário.
- Espessura média do pavimento: 374,70 mm.
- Vazio médio sob o pavimento: 18,4 mm.
- Deformações de projeto admissíveis em função das condições de carga: 5/9 mm.
- Deformações detetadas nas mesmas condições de carga na fase de ensaio: 0,5/3 mm.
- Intervenção efetuada em 30 dias úteis com uma produtividade de 270 m²/dia.