Consolidação do pavimento portuário no estaleiro no Porto di Loano

    LOCALIZAÇÃO: Porto di Loano (Itália)
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO:
    30 dias

    PROBLEMA

    Abatimentos no pavimento.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação de 8.142 metros quadrados de pavimento portuário com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Floor Lift®.

    O porto de Loano é um dos principais portos turísticos da Liguria e um dos maiores da Riviera di Ponente. Dentro do porto existe um estaleiro naval, responsável pela manutenção dos barcos.

    O PROBLEMA 

    O pavimento do estaleiro apresentava valores de densidade relativa (DR) entre 25% e 51%, consoante a localização e a profundidade.  O estaleiro estava constantemente submerso a partir de cerca de -1,50 m do nível. A espessura do pavimento de betão variava entre 305 e 560 mm e o reforço do pavimento não era significativo, com com vazios na laje entre 5 e 55 mm.

    Requisitos do cliente:
    Os vazios precisavam de ser preenchidos e, ao mesmo tempo, o solo sob a área de implantação da laje tinha de ser consolidado de forma a permitir a passagem segura de um novo “travel lift” com uma capacidade máxima de cerca de 900 toneladas.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    Utilizámos a nossa tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift®, que produziu um espessamento/compactação profundo da sub-base do pavimento do cais através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão.

    A resina Uretek Geoplus®, ao expandir-se, preencheu os vazios do solo, exercendo uma ação de compactação sobre o volume sólido envolvente que melhorou as suas características mecânicas e hidráulicas. Durante todo o processo, realizámos ensaios de verificação e ensaios geotécnicos. Um total de 8.142 metros quadrados de terreno foram consolidados em trinta dias úteis, sem necessidade de obras acessórias ou demolições.

    O PROJECTO EM PORMENOR

    Efetuámos as injeções da resina expansiva com um espaçamento máximo de 1,50 x 1,50 m, em malha quadrada, desde uma altura de -1,20 m do nível do solo (-2,20 m no caso da zona virada para o cais), até ao intradorso do próprio pavimento.

    Plano da zona de intervenção

    O tipo de injeção que escolhemos é do tipo “coluna”, em que o tubo de injeção é extraído do solo durante a injeção da resina a uma velocidade controlada.

    Instalámos um estaleiro móvel temporário que, para cada dia de trabalho, ocupou uma parte do pavimento, devidamente vedada. Desta forma, evitámos interromper o normal funcionamento do estaleiro.

    O Cliente pôde retomar a sua atividade normal no dia seguinte à realização das injeções.

    A intervenção foi efetuada numa área de pavimento portuário igual a 8.142,0 m² e na zona do cais atingiu uma profundidade de 3,00 m do nível do pavimento, enquanto na zona do estaleiro atingiu uma profundidade de 2,00 m do nível do pavimento.

    Foram efetuados ensaios de verificação e ensaios geotécnicos, durante e após a execução da intervenção.

    Em resumo:

    • Solo consolidado: 8.142 m² de pavimento portuário.
    • Espessura média do pavimento: 374,70 mm.
    • Vazio médio sob o pavimento: 18,4 mm.
    • Deformações de projeto admissíveis em função das condições de carga: 5/9 mm.
    • Deformações detetadas nas mesmas condições de carga na fase de ensaio: 0,5/3 mm.
    • Intervenção efetuada em 30 dias úteis com uma produtividade de 270 m²/dia.

    Malha de injeção