Consolidação do pavimento de uma estrada em Modena

    LOCALIZAÇÃO: Estrada Provincial SP 413 "Romana Nord" - Modena

    ANO: 2011

    DURAÇÃO: 35 dias

    PROBLEMA 

    Assentamentos no pavimento da estrada.

    SOLUÇÃO 

    Compactação e consolidação da superfície da estrada com injeções expansivas de resina Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections®.

    O percurso da SP 413 é paralelo à autoestrada A22 Brenner e liga a cidade de Modena a Carpi e Novi di Modena, continuando até à zona de Mântua. O tráfego ao longo dele é bastante intenso, com uma forte componente de veículos pesados.

    O PROBLEMA

    O pavimento da estrada, no troço entre o km 38 + 200 e o km 41, surgiram assentamentos perigosos e fissuras longitudinais de dimensão considerável. As causas dos assentamentos foram atribuídas à compactação do aterro sobre o qual o pavimento foi construído, acentuados pelas vibrações dos veículos em trânsito e pela repavimentação da superfície da estrada que tinha atingido uma espessura de um metro.

    As necessidades do cliente

    O cliente precisava de uma intervenção decisiva capaz de garantir a máxima segurança. Além disso, sem interromper o tráfego rodoviário normal: dada a importância da artéria, bloquear o tráfego, para além do enorme inconveniente, teria causado danos consideráveis a toda a economia local.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injetions®, que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com a sua elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes. .

    A SOLUÇÃO

    Nenhuma das numerosas intervenções realizadas no passado pela ANAS trouxe melhorias significativas, pelo que os técnicos da Província de Modena quiseram adotar uma tecnologia inovadora: a injeção de resinas de poliuretano expansivo de elevada pressão que compactação e consolidação o terreno com um consequente aumento da capacidade de carga deste.

    A nossa tecnologia flexível e minimamente invasiva, Uretek Deep Injections®, permitiu satisfazer as necessidades do cliente.

    As análises finais mostraram que o terreno tratado oferece agora uma melhoria substancial dos parâmetros de resistência e deformabilidade: todas as verticais investigadas com testes penetrométricos, tanto estáticos como dinâmicos, revelam um aumento na resistência da ponta, em comparação com a leitura pré-intervenção, de mais de 40% (como previsto pelo projeto) e em média entre 80% e 100%. Realizámos o trabalho dentro do prazo estabelecido no calendário de trabalho: 35 dias úteis.

    PROJECTO EM DETALHE

    Por razões técnicas e de proteção de direitos exclusivos, as obras foram confiadas à Uretek através de um procedimento negociado de acordo com as disposições do art. 57 parágrafo 2 letra b do Decreto Legislativo 163/2006.

    A intervenção envolveu um troço de cerca de 2,8 km de estrada provincial no qual realizámos um total de 10.700 injeções numa área total de 17.400 metros quadrados.

    Planeamento  
    Organizamos a intervenção de modo a garantir a possibilidade de circulação em uma faixa completa da SP 413 em tráfego alternado de sentido único, regulado por um sistema de semáforos. Realizamos o trabalho em três turnos de oito horas com equipas de oito pessoas por turno, dedicamos cinco dias por semana 24 horas por dia às injeções, um chefe de equipa e um ajudante. Havia dois camiões totalmente equipados, um de reserva.

    Em resumo

    • 2,8 km de estrada num sentido (uma faixa) e outros tantos no sentido inverso.
    • Aproximadamente 18.000 m² de superfície de estrada envolvidos.
    • 10.700 furos perfurados com um espaçamento de centro a centro de 1,25 m.
    • 3 equipas, cada uma constituída por 7-8 pessoas, em turnos de 8 horas.
    • 35 dias úteis, 5 dias por semana, 24 horas por dia.
    • Numerosos testes de verificação: testes dinâmicos e estáticos de penetração, testes de pressão e testes sísmicos.
    • 70 m de comprimento máximo do local.
    • Máximo de 60 segundos de tempo de espera para veículos nos semáforos.
    Plano

    As fases operacionais
    Em primeiro planeámos a disposição da grelha de perfuração e associou-se a cada ponto um número progressivo para cada direção do trabalho. Utilizando brocas manuais, perfurou-se a camada betuminosa até atingirmos o nível da superfície superior do aterro inferior. Depois inseriu-se os tubos de injeção no pavimento a uma profundidade de 4 metros e usando uma pistola especial, injetamos a resina de expansão de dois componentes.

    Durante a injeção, partindo do nível mais profundo e trabalhando até ao nível da camada betuminosa por baixo, retiramos gradualmente os bicos de injeção através de um extrator hidráulico a uma velocidade controlada. Para cada injeção individual (identificada pelo número atribuído) registamos a quantidade total de resina injetada e controlamos constantemente a cota da superfície da estrada através de um nível de laser, de modo a podermos interromper a injeção em caso de anomalias. Após a injeção, removemos completamente os tubos, selando com uma argamassa adequada.