Consolidação do muro de contenção de uma eclusa no rio Mayenne

    LOCALIZAÇÃO: Rio Mayenne / Porto Rhingeard - França

    DURAÇÃO: 1,5 dias

    PROBLEMA

    Infiltração e circulação de água através do aterro e do muro de contenção de uma eclusa.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do muro de contenção com injecções de resina expansiva - Tecnologia Uretek Walls Restoring®.

    O departamento de Mayenne, na região do Loire, apostou fortemente nas vias navegáveis para desenvolver a atividade turística local. A fim de melhorar as infra-estruturas da sua rede fluvial, o Conselho Geral de Mayenne tinha planeado uma campanha de renovação dos diques e eclusas a realizar ao longo de vários anos.

    PROBLEMA 

    Foi constatada a presença de fugas e a circulação de água através do aterro e do muro de contenção da eclusa. A zona de tratamento identificada foi de 5 ml nos muros de pedra da eclusa a uma profundidade máxima de 5,70 m.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Walls Restoring® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a alta pressão de inchamento, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Tratámos a área afetada aplicando a tecnologia Uretek Walls Restoring® que consiste numa série de injecções de resina através de orifícios de 12 mm de diâmetro, uniformemente espaçados com uma malha de um orifício por metro quadrado. As injecções foram feitas de baixo para cima, verticalmente acima das paredes.

    O processo de preenchimento dos furos e de reconstrução da estrutura foi possível graças à capacidade expansiva da resina Uretek, enquanto a selagem dos circuitos de água foi possível graças à rápida polimerização da resina injectada.

    Uma vez que a resina Uretek, ao contrário de alguns produtos tradicionais, polimeriza na água sem ser diluída, não foi necessário "secar" o portão para efetuar o trabalho.

    Os testes para melhorar e identificar a ação do processo Walls Restoring® foram realizados por duas empresas especializadas no controlo de edifícios:

    A RINCENT BTP efectuou ensaios de impedância mecânica que revelaram a densificação das zonas tratadas.

    O laboratório LEM efectuou perfurações e recolheu amostras para análise laboratorial. Estes testes demonstraram a capacidade da nossa resina para selar mesmo espaços muito finos.

    O PROJECTO EM DETALHE

    • Perfuração de furos no solo.
    • Instalação dos tubos de injeção nas perfurações previamente realizadas.
    • Injeção da resina expansiva, segundo o método da coluna, com extração do tubo durante a injeção.
    • Realização de ensaios de impedância mecânica que demonstram um espessamento das zonas onde a resina foi injectada.

    plano-intervencao