Consolidação e levantamento do pavimento da Escola Secundária

    LOCALIZAÇÃO: Segovia

    ANO: 2021

    DURAÇÃO: 7 dias

    PROBLEMA

    Afundamento das lajes de pavimento e danos nas paredes divisórias.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação e levantamento do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Floor Lift®.

    Instituto construído em 1963, situado no Paseo Conde de Sepúlveda 18, Segóvia.

    Foram afetados os pavimentos correspondentes às salas de aula, corredores e armazéns da ala sul do edifício. Neste sector do edifício existem dois módulos com alturas diferentes.

    Pavimento com malha de 0,40 metros de espessura, exceto numa sala de aula onde foram detetados até 0,80 metros.

    PROBLEMA 

    Nos pavimentos das salas de aula e corredores do edifício da Escola Secundária Andrés Laguna, verificou-se um abatimento de até 2,5 cm entre os rodapés e o pavimento de tijoleira. Parte dos elementos divisórios situados na zona afetada ficaram danificados e com fissuras devido ao afundamento dos pavimentos. Na zona de intervenção, foram encontrados aterros estruturais de mais de 2,5 metros sob as lajes, contidos por uma parede perimetral.

    Para solucionar o problema, foi necessário aumentar a capacidade de carga do terreno de apoio das lajes até conseguir uma tensão admissível do terreno sob as fundações suficiente para suportar as cargas transmitidas por esta estrutura, para além do levantamento das lajes.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® através da injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, que compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada sob as lajes da Escola Secundária Andrés Laguna, situada em Segóvia, foi realizada com o objetivo de aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura em questão para conseguir uma tensão admissível do terreno sob a fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas por esta e estabilizar os assentamentos que apresentava, além do levantamento das lajes.

    O PROJECTO EM DETALHE

    Os trabalhos de consolidação foram efetuados numa área de 470 m2 em dois (2) níveis de profundidade: nível 1 a 0,4 metros e nível 2 a 1,40 metros.

    Plano de intervenção
    Antes do início da intervenção, foram efetuadas investigações geofísicas com recurso à tecnologia de Geo-radar, a fim de detetar descolamentos da laje e o aparecimento de vazios sob a mesma. Foram também localizados tubos de esgotos antigos sob as lajes.
    Estudos anteriores
    A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek, permite a compactação em profundidade do terreno através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão.

    As injeções, de forma a abranger todo o volume de solo a tratar, são realizadas através da colocação de tubos de injeção alternados a diferentes profundidades, denominados "níveis".

    As perfurações, com um diâmetro de 12 mm, foram feitas através das lajes de betão armado das áreas tratadas a distâncias regulares de cerca de 1,20 metros na laje. Deste modo, é possível atingir o solo a tratar e localizar com precisão o efeito das injeções.

    Os tubos de injeção foram colocados após a perfuração. A introdução dos tubos de aço nos furos foi efetuada por percussão. O esquema de injeção consistiu em DOIS níveis de profundidade para cada furo.
    A partir dos furos executados durante os trabalhos de consolidação realizados pela URETEK, foi possível verificar que o plano de apoio das lajes de pavimento na zona a tratar se encontra a uma profundidade de cerca de 0,4 metros, e na zona da sala de aula maior chega a atingir os 0,80 metros.

    Foram realizados sete ensaios de penetração dinâmica do tipo DPM30 na zona a tratar, com o objetivo de determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina, em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) do solo tratado.

    Os ensaios foram efetuados em duas zonas:

    • Na zona de cota inferior do edifício, onde se localizava a zona mais afetada das lajes, foram realizados 3 ensaios antes da injeção (P1, P3 e P4) e 2 ensaios (P1'e P3') após a injeção.
    • Na zona de cota superior, foi efetuados 1 ensaio antes das injeções (P2) e outro após (P2').

    A figura seguinte mostra os pontos de execução dos ensaios de penetração:

    Esboço dos ensaios

    antes da intervençãoapós a intervenção

    Ensaio penetrométrico