Situado nos sectores M9 e M10 do terminal 1 do aeroporto de El Prat, construído há cerca de 10 anos.
O PROBLEMA
Capacidade de carga do terreno; as estradas, apresentavam abatimentos localizados até 10 cm, provocados pela passagem constante de aviões e pela fraca capacidade de carga do terreno, predominantemente arenoso.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Dada a necessidade de trabalhar em pistas com tráfego aeroportuário intenso e a logística exigida por outros métodos de consolidação, optámos por uma tecnologia cujas características são a baixa invasividade e a rapidez de execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi realizada em duas fases:
- 1ª FASE - Compactação profunda: injeções colunares até 2,0 metros abaixo do pavimento para melhorar as características geotécnicas do terreno e preencher os vazios existentes.
- 2ª FASE - Levantamento do pavimento através de injeções mais superficiais.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções e com o controlo, através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção. Foram também efetuados testes de penetração antes e depois da intervenção.
Observações:
A pesquisa efetuada no início da intervenção, juntamente com a informação do projeto de construção da pista e o levantamento topográfico, determinou o tratamento a efetuar, a quantidade de resina a injetar e o volume de solo a tratar sob o pavimento. Dadas as características da intervenção, a necessidade de trabalhar nas pistas do aeroporto e no período noturno, revelou-se uma solução ideal pela sua baixa invasividade e rapidez de resultados. A intervenção, realizada pelos técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado.
O PROJECTO EM PORMENOR
A intervenção de consolidação, melhoria e elevação do pavimento realizada nos sectores M9 e M10 do terminal T1 do Aeroporto El Prat del Llobregat (Catalunha), teve como objetivo consolidar e levantar o pavimento mediante injeções de resina expansiva Geoplus em cerca de 250 metros quadrados, distribuídos em 2 zonas e intervenção.
De acordo com o primeiro ensaio de penetração dinâmica realizado na zona de impacto máximo no sector M10, foi detetada uma secção mal consolidada a uma profundidade de 1,5 m, o que poderia ter causado o assentamento nesta zona.
A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permitiu a compactação em profundidade do terreno através da injeção no solo de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão que transmitiram ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que conduz a um aumento da capacidade de carga.
As injeções, para ocupar a totalidade do volume de terreno a estabilizar, foram efetuadas por meio de injeções contínuas e colunares a partir de uma profundidade de 2 metros até à superfície. Por fim, foram efetuadas injeções menos profundas para levantar as zonas mais afundadas.
A melhoria do terreno medida in situ com um ensaio de penetração dinâmica efetuado na zona de abatimento máximo é representada em termos de resistência penetro métrica até ao ponto qc. A melhoria média obtida no volume de terreno intervencionado é de cerca de 40%.