A zona afetada abrange uma área de 5320 m2. Trata-se de um pavimento rígido e flexível, consoante a zona e faz parte do Projeto de Construção "RENOVAÇÃO ADAPTAÇÃO DA PISTA, ESTRADAS T1 E T2. AEROPORTO DE ASTURIAS". EXPENDIENTE DIN 300/15 LOTE 1, onde se definem as ações necessárias para resolver os diferentes problemas que apresenta o pavimento do Aeroporto das Astúrias.
PROBLEMA
Deterioração do pavimento definido e necessidade de consolidar o solo nestas zonas.
- 5.230 m2 de pavimento
- 18 dias de trabalho
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, através da injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A solução tradicional de demolição do pavimento, aterro e compactação do fundo e colocação de um novo pavimento significava um maior impacto na operação do aeroporto, que exigia mais tempo e mais dispendioso do que a solução adoptada, além de evitar o encerramento da pista ou a deslocação da soleira.
Optou-se por uma tecnologia minimamente invasiva e de rápida execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek. A intervenção foi efetuada em toda a superfície
definida no Projeto, aproximadamente 5.230 m2.
O objetivo da intervenção é consolidar o terreno de fundação para melhorar as características mecânicas e hidráulicas do mesmo, preenchendo os vazios e restabelecendo o contacto entre o pavimento e o solo, de acordo com a tecnologia Uretek Floor Lift. Esta intervenção foi efetuada em 18 dias úteis. Estes trabalhos foram realizados durante a noite, fora do horário de funcionamento, e a pista foi reaberta no início do dia seguinte, sem afetar o aeroporto.
O PROJECTO EM PORMENOR
Cabeceiras 11 e 29
A superfície apresenta um elevado grau de deterioração, embora não tenham sido observadas grandes deformações nesta zona. Em geral, a patologia detetada é um reflexo generalizado das juntas das lajes subjacentes.
Margens
Em termos gerais, os principais defeitos dos pavimentos resistentes, com exceção das cabeceiras, são fissuras, não tendo sido detetados defeitos significativos que possam ser atribuídos a problemas estruturais.
A intervenção realizada nas instalações do Aeroporto das Astúrias teve como objetivo a consolidação de 5320 m2 de pavimento rígido nas cabeceiras e flexível nos bordos, que tinham sofrido deterioração devido à falta de compactação do terreno de aterro.
As perfurações de 12 mm de diâmetro foram efetuadas em malha de 1,20x1,20 m nas cabeceiras e de 1,0x1,0 m nas margens, uma vez que se trata de um pavimento flexível neste último caso. A resina é injetada quando se encontra no estado líquido e na sua fase expansiva, e como primeira ação atinge imediatamente os vazios sob o pavimento, preenchendo-os.
Após a injeção, a resina não tem possibilidade de se expandir para o fundo, e começa a levantar o pavimento (até 3 mm no caso das cabaceiras).