Estrutura situada no topo de uma encosta, pertence à rede de supermercados Esclat, uma cadeia muito numerosa na Catalunha. Apoia-se em estacas isoladas, mas o pavimento assenta sobre uma camada de aterro de até 8 metros de profundidade. O pavimento apresentava um desnível de até 16 cm, com um vazio de aproximadamente a mesma dimensão por sob a laje.
PROBLEMA
Possivelmente uma compactação deficiente do terreno que suporta o pavimento do supermercado, o que provocou os movimentos e as diferentes patologias.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Em alternativa à demolição da betonilha, compactação da camada de base e colocação de um novo pavimento e tudo o que isso implicaria, tanto em termos de tempo como de custos, optou-se por uma tecnologia cujas características incluem rapidez de execução e serem soluções minimamente invasivas: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek.
A intervenção foi realizada na superfície afetada pelo assentamento, cerca de 120 m2, tendo o pavimento sido consolidado e a zona mais afetada pelo assentamento foi levantada em 15 cm, conforme previsto no projeto. Esta intervenção foi efetuada em 2 dias úteis.
Observações:
Graças à extensa informação disponível sobre o caso, com um estudo geotécnico, plantas do supermercado e observação da cavidade através de uma câmara de vídeo, foi possível realizar um dimensionamento muito preciso da zona afetada e tratar essas zonas de forma intensiva. Sendo uma solução pouco invasiva permitiu o funcionamento ininterrupto do supermercado, sectorizando apenas a intervenção e minimizando os constrangimentos para os clientes.
O PROJECTO EM DETALHE
A resina é injetada no estado líquido, enquanto está na sua fase expansiva, e como primeiro efeito atinge imediatamente os vazios sob a laje e preenche-os.
Seguindo a injeção, a resina não tem a possibilidade de se expandir mais para o fundo e começa a levantar o pavimento. Graças à observação da cavidade por meio de uma câmara de vídeo, foi possível tratar com maior precisão as áreas a serem reforçadas pela injeção.
O princípio do levantamento é imediatamente evidente através de equipamento laser, o que permite decidir entre continuar com as injeções, levantando o pavimento, ou manter a consolidação da camada de base.
O levantamento é controlado milimetricamente e em tempo real. A capacidade de expansão da resina permite levantar a zona mais afetada em 1 cm, como previsto no projeto.
As injeções, para abrangerem toda a superfície a tratar, foram efetuadas através da colocação de tubos de injeção com uma distribuição aproximada de um tubo de injeção por m2 a uma profundidade entre 0,5 m e 1,5 m, sendo o diâmetro dos tubos de 8 mm.
Realizou-se um nivelamento laser em tempo real da reposição do assento, levantando o pavimento em média 8-10 cm.