Consolidação das fundações de uma torre campanaria que remonta a 1600

    LOCALIZAÇÃO: Borgolavezzaro (NW) - Itália
    ANO: 2003
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 7 dias

    PROBLEMA 

    Assentamento diferencial nas fundações da torre.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A grande torre sineira, uma construção do século XVII, foi incorporada no projecto da igreja paroquial, dedicada a São Bartolomeu e Gaudêncio, construída entre 1855 e 1862 pelo arquitecto A. Antonelli. Antonelli, mais tarde designer do Mole Antonelliana em Turim.

    PROBLEMA 

    As fundações da torre, mais estreitas e mais carregadas do que as da igreja, mostraram um abatimento mais pronunciado em comparação com a igreja.
    Este processo levou a um assentamento diferencial, com a torre a mover-se em relação ao resto do edifício que parecia estável.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: um planeamento e a calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;

    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;

    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;

    SOLUÇÃO  

    Considerando a posição da torre integrada internamente nos muros da igreja, um tipo tradicional de intervenção (micro estacas, jet grouting, etc.) teria resultado no transporte de máquinas para dentro do edifício com consequências óbvias para os altares, pisos e todos os elementos pré-existentes de uma igreja de grande valor histórico.
    Com Uretek Deep Injections®, foram realizadas injeções do tipo colunar, extraindo o tubo de injeção com velocidade controlada, durante a injeção a uma profundidade de 7,5 m do nível do solo. As injeções terminaram ao nível do plano de apoio da fundação.
    A fim de não invadir o interior da igreja, perfurar o pavimento e perturbar as atividades de culto existentes no local, foi associado a cada furo vertical um orifício oblíquo com inclinação para atravessar a parede da fundação e cobrir em profundidade toda a superfície prevista no projeto.

    Observações 

    A reduzida quantidade de maquinaria manual necessária, a ausência de vibrações e a reduzida atividade de escavação permitiram a realização de trabalhos em áreas reduzidas para os trabalhos de construção sem interromper as atividades normais.

    O PROJETO EM DETALHE

    As fases operacionais

    Na ausência de um sistema de fundo real, fizemos os furos de injeção na proximidade imediata da alvenaria de suporte de carga, a fim de alcançar o solo abaixo com precisão. Realizámos injeções colunares, extraindo o tubo de injeção com uma velocidade controlada por um extrator especial. A partir dos -7,5 m de profundidade do telhado, as injeções terminaram à altura do nível da fundação ou ao primeiro sinal de elevação (>_ 1 mm).

    Plano dos furos de injeção + na secção Longitudinal lateral

    A fim de não perfurar o pavimento da igreja e não perturbar as actividades, fizemos furos oblíquos desde o hall interior até ao campanário, atingindo profundamente a camada de terra a ser consolidada. Dentro do campanário, associamos cada buraco vertical com um buraco oblíquo com uma inclinação tal que atravessa a parede da fundação e cobre em profundidade toda a área prevista pelo projeto.

    Secção do orificio de injeção

    Controlos e inspeções

    Durante as fases de perfuração, verificámos pontualmente a profundidade das fundações da torre, variando entre 2,7 e 3,5 metros, durante as injeções, que afetaram a camada de solo mais afetada pelas tensões induzidas pela carga anterior, mantivemos toda a estrutura e as áreas circundantes sob controlo através de níveis de laser com uma precisão de 1 mm.

    O sistema de monitorização melhorado posto em prática mesmo antes da intervenção mostrou o encerramento das fissuras durante as fases de injeção e um aumento da estabilidade geral.

    Perfil estratigráfico médio dos solos de fundação