Consolidação de aterro ferroviário com injeções de resina

    LOCALIZAÇÃO: Rijeka - Croácia
    ANO: 2010
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 15 dias

    PROBLEMA 

    Durante a escavação de um túnel, foi identificado um abatimento sob a linha férrea.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - tecnologia Uretek Deep Injections®.

    O aterro da via-férrea foi construído há cerca de 150 anos e consiste num aterro de pedra que preenche um fosso previamente escavado a uma profundidade de aproximadamente 13,0 m abaixo da via-férrea existente.

    PROBLEMA 

    A fim de construir um gasoduto sob o aterro, foi escavado um túnel com um diâmetro de 0,65 m através de perfurações no subsolo utilizando a tecnologia HDD (Horizontal Diretional Drilling). Durante a construção do túnel e a colocação do tubo, foi detetada a presença de um abatimento sob a via-férrea. Os trabalhos foram suspensos enquanto se aguardava uma intervenção adequada de modo a garantir a segurança da obra.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.

    plano-intervencao

     

    SOLUÇÃO  

    Graças a uma análise precisa de elementos finitos em 3D, foi possível identificar as zonas mais críticas da escavação do túnel, nas quais se deveria concentrar a intervenção da Uretek, tanto para estabilizar a situação inicial como para prevenir qualquer abatimento futuro.

    Análise 3D

    Observações:

    Desde a descoberta do abatimento e durante todo o período da obra, a velocidade dos comboios a circularem na via-férrea foi reduzida para cerca de 20 km/h mas não foi interrompido o trafego ferroviário.




    O PROJETO EM DETALHE

    O aterro é constituído por uma base larga de cerca de 30 metros com uma altura de 12,5 metros e a sua composição constituída por pedras de 5 a 20 centímetros.

    Para realizar a intervenção, foram efetuados furos de 1,2 centímetros.

    A linha férrea foi construída sobre o aterro e, através da furação e da colocação dos tubos de injeção, a resina expansiva foi injetada sob o aterro.

    Uma empresa especializada perfurou o aterro e colocou um invólucro, com um diâmetro de aproximadamente 110 mm, no qual os tubos de injeção foram colocados juntos numa única unidade. Para atingir com precisão o ponto de injeção pré-definido, os tubos tinham comprimentos diferentes.

    As injeções realizadas com a tecnologia Deep Injections® reduziram o número e a dimensão dos vazios entre os elementos de pedra que formam o aterro, aumentando efetivamente a sua compactação.

    A intervenção foi um sucesso total permitindo a conclusão do gasoduto.