O aterro da via-férrea foi construído há cerca de 150 anos e consiste num aterro de pedra que preenche um fosso previamente escavado a uma profundidade de aproximadamente 13,0 m abaixo da via-férrea existente.
PROBLEMA
A fim de construir um gasoduto sob o aterro, foi escavado um túnel com um diâmetro de 0,65 m através de perfurações no subsolo utilizando a tecnologia HDD (Horizontal Diretional Drilling). Durante a construção do túnel e a colocação do tubo, foi detetada a presença de um abatimento sob a via-férrea. Os trabalhos foram suspensos enquanto se aguardava uma intervenção adequada de modo a garantir a segurança da obra.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Graças a uma análise precisa de elementos finitos em 3D, foi possível identificar as zonas mais críticas da escavação do túnel, nas quais se deveria concentrar a intervenção da Uretek, tanto para estabilizar a situação inicial como para prevenir qualquer abatimento futuro.
Observações:
Desde a descoberta do abatimento e durante todo o período da obra, a velocidade dos comboios a circularem na via-férrea foi reduzida para cerca de 20 km/h mas não foi interrompido o trafego ferroviário.
O PROJETO EM DETALHE
O aterro é constituído por uma base larga de cerca de 30 metros com uma altura de 12,5 metros e a sua composição constituída por pedras de 5 a 20 centímetros.
Para realizar a intervenção, foram efetuados furos de 1,2 centímetros.
A linha férrea foi construída sobre o aterro e, através da furação e da colocação dos tubos de injeção, a resina expansiva foi injetada sob o aterro.
Uma empresa especializada perfurou o aterro e colocou um invólucro, com um diâmetro de aproximadamente 110 mm, no qual os tubos de injeção foram colocados juntos numa única unidade. Para atingir com precisão o ponto de injeção pré-definido, os tubos tinham comprimentos diferentes.
As injeções realizadas com a tecnologia Deep Injections® reduziram o número e a dimensão dos vazios entre os elementos de pedra que formam o aterro, aumentando efetivamente a sua compactação.
A intervenção foi um sucesso total permitindo a conclusão do gasoduto.




