Trata-se de um muro de contenção na margem do rio, construído por volta de 1850 no rio Sile, na margem esquerda, e depois reabilitado em 1950. Os muros eram constituídos por blocos de betão com espessuras que variavam entre 60 e 80 cm.
O PROBLEMA
Como resultado de fenómenos de lixiviação devidos à alteração do regime e dos volumes do rio Sile, controlados com operações de regulação eletromecânica do caudal, foram detetadas lesões que afetam o muro próximo de um edifício em Treviso, na margem esquerda do rio Sile.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® e Uretek Walls Restoring® que injeta resinas especiais de expansão na fundação e no pavimento de alvenaria;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
A alvenaria na margem do rio tinha de ser reforçada e o solo da fundação tinha de ser consolidado. O cliente recorreu à Uretek, proprietária das tecnologias patenteadas Walls Restoring® e Deep Injections®.
Com Walls Restoring®, foram efetuadas injeções de "Coluna Vertical", com um espaçamento igual a 0,45 m, no volume de solo na parte de trás da parede.
O solo de fundação foi tratado com Injeções Profundas®. Os furos de 26 mm de diâmetro foram perfurados através do muro até uma profundidade máxima de 2,70 m acima do plano de suporte do muro, detetado entre -1,80 e -3,10 m do pavimento.
Uma vez instalados os tubos de injeção, a resina Uretek Geoplus® é injetada a três níveis de profundidade.
Observações:
A resina de dois componentes Uretek IDRO CP 200®, utilizada na tecnologia de Restauro de Paredes, é injetada no estado líquido quando já se encontra em processo de reação.
No espaço de 30 a 60 segundos, a resina completa a expansão aumentando de volume até um máximo de 2,5 vezes e adquire as suas propriedades mecânicas finais no espaço de 24 horas.