Aumento da capacidade de carga do terreno numa ponte rodoviária

    LOCALIZAÇÃO: Cassano d'Adda (Milão) - Itália
    DURAÇÃO: 18 dias

    PROBLEMA

    Afundamento dos pilares da ponte.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A ponte rodoviária está situada na estrada provincial SS11 Padana Superiore, ao km 173,743, no município de Cassano d'Adda, na província de Milão.

    PROBLEMA 

    Com o passar do tempo, a água causou uma lavagem do solo de fundação dos pilares, o que originou afundamentos concentrados principalmente em 3 dos 5 pilares da ponte. Estes assentamentos provocaram fissuras seccionais com plastificação do betão (mais tarde reconstruído) e deformação do aço (mais tarde substituído por frp).

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Para consolidar o solo de fundação, optámos por aplicar a metodologia Uretek Deep Injections®, patente europeia n.º 0851064, uma metodologia pouco invasiva e de rápida execução. Através da injeção da resina especial de expansão Uretek Geoplus® o terreno de fundação é consolidado a vários níveis de profundidade.

    A intervenção de compactação e consolidação teve como objetivo melhorar as características mecânicas do solo sob as três estacas na margem direita do rio Adda, num total de cerca de 1100 m³.

    Especificamente, a inserção das estacas-pranchas permitiu o confinamento do solo, permitindo que a resina de poliuretano se expandisse e transmitisse uma ação de compactação ao volume sólido envolvente, com o consequente aumento da capacidade de carga.

    Para cada base, foram efetuadas 4 filas de perfurações concêntricas em relação à estaca. A distância centro a centro considerada entre os furos foi de 0,80 metros.

    Validámos o resultado positivo da intervenção através da realização de 6 ensaios de penetração dinâmica comparativos (3 pré-injeção e 3 pós-injeção) que permitiram apreciar o aumento dos parâmetros mecânicos dos volumes de solo tratados com as injecções. Foram necessários 18 dias úteis para concluir a intervenção.

    Plano da zona de intervenção