Em 2003, foram terraplanados dois sumidouros situados na crista e no sopé da encosta que ladeiam as vias do LAV Noreuropean perto de GOYENCOURT, vias que foram posteriormente reativadas em 2015. As causas poderiam ser um período de chuvas significativas durante os meses que precederam o seu reaparecimento, bem como a presença de um canal de água SANEF (Société des autoroutes du Nord et de l'Est de la France), que poderia ter assumido uma função de drenagem das águas telúricas nas zonas do abatimento.
PROBLEMA
Na sequência de investigações geotécnicas, estas zonas assentavam em solos siltosos descomprimidos, suscetíveis de provocar, a longo prazo, o abatimento das vias. A intervenção consistiu em tratar apenas os solos sob a plataforma, melhorando as suas características mecânicas, preservando a integridade da estrutura de suporte da via, e tudo isto sem alterar o estado, a resistência ou mesmo as características do lastro.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Graças ao processo Uretek Deep Injections®, o solo foi compactado pela pressão da expansão da resina exclusiva Uretek Geoplus®. Em primeiro lugar, os pontos de injeção foram cuidadosamente marcados na superfície, numa grelha de um ponto por metro quadrado, com exceção das linhas longitudinais à direita dos carris, para evitar a zona de passagem direta dos carris.
O PROJETO EM DETALHE
Uma vez marcados os pontos de injeção, os furos foram realizados a uma profundidade de 2,5 m com a ajuda de brocas manuais ligeiras, antes da introdução das cânulas de injeção. Por fim, a betumagem foi efetuada desde o lastro e as superfícies até ao bordo da plataforma numa área de 260 metros quadrados, uma área da via com 20 metros de comprimento por 13 metros de largura. Para verificar que a intervenção não teve qualquer impacto na altimetria da via, toda a operação foi realizada com uma supervisão constante e precisa, utilizando um nível laser acompanhado de 7 recetores ultra-sensíveis (10º de mm). Estes últimos foram colocados sobre os carris, na proximidade imediata da betumagem em curso.
Para evitar interrupções, os trabalhos foram efetuados durante a noite, das 23:30 às 05:00 da manhã.
Durante os seus trabalhos em estruturas sensíveis, a URETEK® dispõe de uma ferramenta de controlo ultrassensível que garante a estabilidade dos trabalhos e, se necessário, confirma que a construção não tem impacto na altimetria das vias.
- Volume tratado: 910 m3
- Injeção: até uma profundidade de 5,5 m
- Natureza do solo:
- De 0,0 a ~0,8/1,2 m de profundidade: lastro e camada de areia grossa formada e tratada com ligantes hidráulicos.
- De ~0,8/1,2 a ~3,4/5,6 m de profundidade: silte arenoso e argiloso com gabros de sílex.
- De 3,4/5,6 a 10/12m de profundidade (fim do reconhecimento): carbonato de cálcio com degraus locais alterados na parte frontal - velocidade de avanço de 100 a 800m/h.