Trata-se do abatimento localizado dos muros no extremo NE de uma igreja situada na rua Frontón, 41, em Quintanar de la Sierra (Burgos). A igreja foi construída no século XVII. A fundação contínua está a uma profundidade de 1,7 m e é constituída por blocos de pedra.
PROBLEMA
A igreja apresenta uma patologia sob a forma de fissuras nos cantos nordeste da igreja, que faz parte de um edifício anexo à nave central.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Em alternativa a uma solução tradicional, que implicaria a demolição da laje, a compactação do solo sobre a qual assenta a laje e a reconstrução de uma nova laje, bem como a reforço da sapata circular sobre a qual assenta o pilar central, optou-se pela utilização da tecnologia patenteada pela Uretek, Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização com recurso a equipamento laser durante as injeções, bem como o controlo através de ensaios de penetração dinâmica antes e depois da intervenção.
O PROJETO EM DETALHE
A intervenção de compressão e consolidação tem como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação sob as sapatas do edifício.
A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permite a densificação em profundidade do solo através da injeção no próprio solo de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão, que, ao expandir-se, transmitem ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que provoca um aumento da capacidade de carga.
As injeções, de modo a cobrir todo o volume de terreno a tratar, são efetuadas através da colocação de tubos de injeção alternados a diferentes profundidades, designadas por “níveis”.
A intervenção de consolidação foi realizada numa extensão de 18ml de fundação contínua sob as paredes perimetrais da igreja a uma profundidade de 1,7 utilizando a tecnologia Uretek Deep Injection.
Durante a intervenção, foram realizados quatro ensaios de penetração dinâmica na zona de trabalho, dois antes da execução das injeções de resina e dois após a injeção.
Os resultados obtidos com a comparação dos ensaios de penetração dinâmica confirmam a melhoria do solo.