O aparecimento de trincas e fissuras num edifício é uma realidade comum. Em alguns casos, deparamo-nos com fissuras perigosas e, noutros casos, com fissuras às quais é importante estar atento, mas que não constituem um problema para a estabilidade do edifício no momento.
Para determinar se uma fenda na parede, no teto ou no chão é perigosa, é necessário conhecer a sua origem.
É por isso que na Uretek, como especialistas na reabilitação de estruturas com injeções de resina, gostaríamos de lhe explicar as principais causas que provocam o aparecimento de fendas e fissuras.
O TERRENO DE FUNDAÇÃO É FUNDAMENTAL
O tipo de terreno de fundação sobre o qual assenta a casa é muito importante. Dependendo das suas características geotécnicas, será mais ou menos propenso a fissuras.
Por exemplo, se o solo tiver uma fraca compactação, pode haver problemas de assentamento diferencial, levando ao aparecimento de fissuras.
A SELEÇÃO E O CUIDADO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Os materiais utilizados na construção do edifício também podem causar o aparecimento de patologias como fissuras e fendas. É muito importante escolher materiais de qualidade que ofereçam uma boa durabilidade ao longo do tempo e que sejam capazes de garantir a estabilidade da estrutura.
A escolha de materiais adequados é tão importante como a sua manutenção e o seu bom estado de conservação. Se estes materiais forem descurados, podem deteriorar-se e causar problemas na estrutura.
TRINCAS E FISSURAS DEVIDO ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
A estrutura de um edifício pode ser afetada por variações de temperatura (por exemplo, geada) ou de humidade (por exemplo, infiltrações de chuva).
Alguns materiais podem ser afetados por estes fatores através dos fenómenos de expansão ou contração. Estas alterações podem provocar fissuras na estrutura.
AS REMODELAÇÕES TAMBÉM PODEM AFECTAR AS ESTRUTURAS
MOVIMENTOS DE TERRA
A IMPORTÂNCIA DE CONTACTAR UM ESPECIALISTA
Agora que já conhece as principais causas que podem levar ao aparecimento de fissuras, é muito importante ter em conta que, sempre que uma fissura aparece, é necessário avaliar a causa exata que a originou e o respetivo grau de ameaça.
Para isso, é necessário contactar um especialista que possa analisar a patologia e acompanhar a sua evolução. Na Uretek, podemos ajudá-lo a identificar estas causas e a evitar a sua propagação. Contacte-nos para uma inspeção gratuita, estamos presentes em Portugal continental.