Com o passar do tempo os elementos de construção de um edifício podem mover-se e alguns destes movimentos podem provocar fissuras visíveis nas superfícies externas.
Nem todas as fissuras são motivo de preocupação.
Em todas as habitações, mesmo nas recentemente construídas, os materiais e elementos estruturais estão sujeitos a vários tipos de fenómenos que causam dilatação e contracção causando lesões superciais nos materiais.
Na maioria dos casos estes movimentos são tão pequenos não são percetíveis com facilidade.
Noutros casos, o fenómeno torna-se evidente e manifesta-se pela presença de fissuras.
Por essa razão, é importante inspecionar regularmente as superfícies dos edifícios para detetar a presença de fissuras e, em caso afirmativo, procurar parecer técnico de técnicos devidamente qualificados.
COMO SÃO AS FISSURAS DE ASSENTAMENTO?
As fissuras por assentamento são fissuras superficiais que podem ocorrer num edifício.
As fissuras nas paredes são uma forma do edifício aliviar as tensões internas e obter estabilidade.
Se as fissuras não aumentarem de dimensão, significa que os elementos que compõem a habitação encontraram estabilidade estrutural.
É necessária uma análise muito cuidadosa do padrão das fissuras para compreender se existe uma insuficiência estrutural ou apenas um assentamento normal do edifício.
Para compreender se as fissuras indicam situações potencialmente perigosas é necessário não só avaliá-las uma a uma, mas também elaborar um mapeamento das fissuras de modo a realizar um diagnóstico exacto das possíveis causas, analisando o tamanho, forma e posição das fissuras.
Se as fissuras que surgem estiverem relacionadas com uma estrutura de betão armado, vigas, lajes ou pilares, deve ser de imediato solicitado um engenheiro especializado no setor estrutural, que identificará as causas e orientará os trabalhos necessários de reforço.
As fissuras normalmente formam-se e propagam-se segundo linhas bem definidas e a sua interpretação pode determinar a causa do seu aparecimento.
POSSÍVEIS CAUSAS DA FISSURAS DE ASSENTAMENTO
Existem várias causas para a formação de fissuras de assentamento, enumeradas de seguida:
- Utilização durante a construção do edifício de materiais não homogéneos, tanto em termos das suas características físicas como mecânicas.
- Consequências da dilatação térmica prolongada entre a estrutura de suporte de carga e o aterro. Podem ocorrer fissuras por retração quando as argamassas alteram de volume durante a fase de fixação e secagem.
- Variações de humidade nas estruturas de madeira.
- Acão de cargas que atuam durante muito tempo. Ao nível inferior, a interação entre o solo e a fundação pode levar a fissuras, que no caso de não se classificarem como instabilidade estrutural, indicam que a construção encontrou estabilidade estrutural.
PORQUE É QUE AS FISSURAS POR ASSENTAMENTO SÃO PREOCUPANTES?
Na maioria dos casos, embora visualmente desagradáveis, as fissuras não são um sinal de perigo, mas devem ser monitorizadas.
Em alguns casos, a presença de fissuras específicas podem levantar a hipótese de danos estruturais que dependendo das partes envolvidas podem ser resolvidos com diferentes técnicas.
Nestes casos é aconselhável intervir o mais rapidamente possível, não se limitando a uma solução "faça você mesmo" (fechar a fissura nas paredes utilizando gesso), mas contactando um engenheiro de estruturas que recomendará o contacto come uma empresa especializada que possa consolidar a fundação e evitar que estes problemas se repitam no futuro.
Tem problemas para abrir e fechar portas e janelas?
Este também é um especto que deve de ser cuidadosamente monitorizado.
O que está a acontecer com as janelas? Talvez as janelas já não abram ou fechem corretamente? Os aros das janelas estão a desprender-se da parede?
O aro das janelas também pode começar a fissurar. Tal como no caso das portas, o desalinhamento das janelas deve ser cuidadosamente avaliado em primeiro lugar por um técnico especializado em janelas e portas e em segundo lugar, por um engenheiro de estruturas através de uma inspeção.