Como já referimos em várias ocasiões, existem muitos tipos de fissuras e fendas. Nem todas são iguais, nem têm as mesmas causas de aparecimento, nem o mesmo nível de perigo. Nesta ocasião, gostaríamos de falar sobre as trincas de dilatação, para que possa compreender a sua origem e como deve atuar perante elas.
À primeira vista, as fissuras podem parecer todas iguais e pode ser difícil diferenciá-las. Mas na Uretek queremos ajudá-lo a compreendê-las.Há mais de 30 anos que restauramos estruturas com injeções de resina. Em todos estes anos, vimos todos os tipos de fissuras e, graças à nossa experiência, à nossa grande equipa técnica e às nossas tecnologias patenteadas, podemos identificar as causas do seu aparecimento e intervir quando necessário.
PORQUE É QUE APARECEM AS FISSURAS DE DILATAÇÃO?
As fissuras de dilatação estão normalmente associadas a alterações térmicas, sendo também conhecidas como fissuras de dilatação térmica.
Aparecem quando alguns materiais de construção sofrem variações na sua estrutura devido a alterações de temperatura ou humidade. Estas variações podem ser causadas por mudanças sazonais (grandes geadas) ou variações consideráveis de humidade - seca.
Cada material tem o seu próprio coeficiente de dilatação térmica, por vezes estes coeficientes entram em conflito entre os diferentes materiais e provocam o aparecimento deste tipo de fissuras.
Este tipo de fissuras não deve ser motivo de preocupação, uma vez que não apresenta problemas de estabilidade para a estrutura.
APARECIMENTO DE FISSURAS DE RETRACÇÃO
Um fenómeno oposto às trincas de dilatação são as fissuras de retração. Neste caso, não há expansão dos materiais, mas os elementos podem sofrer retração.
Este fenómeno também pode levar ao aparecimento de pequenas fissuras e é causado por uma cura deficiente do betão.
Tanto as fissuras de dilatação térmica como as fissuras de retração não são normalmente alarmantes. Estas fissuras não são normalmente perigosas, embora seja importante contar sempre com a ajuda de um profissional que nos possa assegurar as causas do seu aparecimento e analisar o seu grau de perigo.
APARECIMENTO DE FISSURAS DEVIDO A ERROS CONSTRUTIVOS OU PROBLEMAS DO TERRENO
A utilização de materiais ou processos de construção inadequados pode provocar o aparecimento de fissuras. Ao contrário das fissuras de dilatação, estas fissuras podem ser mais perigosas e é importante estar atento a elas.
No que diz respeito aos fenómenos de dilatação, podemos, por exemplo, encontrar fissuras que surgem devido a juntas de dilatação. Quando as juntas de dilatação não são utilizadas de acordo com o projeto, isso pode dar origem a fissuras que têm de ser analisadas e monitorizadas. Por vezes, estas podem representar um problema para a estabilidade do edifício.
Outra causa de fissuras nas paredes pode ser a má execução. Todos estes aspetos devem ser sempre analisados por um profissional, para ter a certeza da sua causa e saber como atuar.
Por último, mas não menos importante, gostaríamos de falar sobre as fissuras que aparecem devido a problemas de consolidação do solo, assentamento diferencial ou perda de capacidade de carga do terreno.
Nestes casos, as fissuras indicam a presença de um problema no terreno que deve ser corrigido. Este tipo de fissuras pode ser fissuras em paredes estruturais, fissuras horizontais, fissuras verticais, fissuras em paredes...
Quando este tipo de fissuras aparece, é necessário identificar a sua causa, analisar a parte da estrutura que é afetada e acompanhar a sua evolução no tempo.
Na Uretek oferecemos inspeções e orçamentos gratuitos, para que possamos ajudá-lo a identificar as suas fissuras e verificar se são trincas de dilatação, fissuras de retração ou fissuras devidas a uma falha no terreno que requerem a nossa intervenção.
Oferecemos soluções para a consolidação de terrenos de fundação, estabilização de muros de suporte, preenchimento de cavidades subterrâneas, levantamento de pavimentos e betonilhas, reforço de muros e eliminar infiltrações. Contacte-nos sem compromisso e ajudá-lo-emos a resolver os seus problemas de fissuras.