Uma fissura é, por definição, uma abertura com uma forma alongada que se produz no solo ou num corpo sólido.
As fissuras nos edifícios podem aparecer nas paredes, nos tetos ou nos pavimentos. Estas fissuras indicam a existência de um problema na estrutura do edifício.
As tipos de fissuras em paredes podem ser classificadas de diversas formas, seja de acordo com o seu índice de perigo, a sua dimensão, a sua forma, a causa que as provoca ou a sua localização. Na Uretek, pretendemos concentrar-nos em três formas de classificação.
TIPOS DE FISSURAS EM PAREDES EM FUNÇÃO DA SUA FORMA
Se analisarmos as fissuras nas paredes de acordo com a sua forma, podemos encontrar três tipos principais:
- As fissuras horizontais são aquelas que correm paralelamente ao solo. As suas causas podem ser muitas e variadas, mas geralmente surgem principalmente devido a problemas de assentamento no solo ou a alterações causadas pela humidade. Por vezes, é comum este tipo de fissura aparecer em edifícios recém-construídos devido ao processo de assentamento da estrutura do edifício.
- As fissuras verticais são fissuras que correm perpendicularmente ao solo através de uma parede ou teto. Estas fissuras são normalmente causadas por problemas nas cargas verticais do edifício. Isto significa que a estrutura tem de suportar cargas mais elevadas do que a própria parede pode suportar. As causas devem-se normalmente à utilização de materiais inadequados na construção ou a um aumento súbito das cargas.
- As fissuras em forma de ziguezague são mais comuns nas paredes de alvenaria de tijolo e têm esta forma porque seguem a linha da argamassa de ligação. São normalmente causadas por problemas de assentamento no solo.
TIPOS DE FISSURAS EM PAREDES EM FUNÇÃO DA SUA CAUSA
Se analisarmos as causas que levam ao aparecimento de fissuras em muros de contenção ou em paredes e tetos, podemos encontrar várias.
Os problemas de assentamento são as causas mais comuns. O edifício sofre normalmente um assentamento diferencial provocado pelo solo o que provoca o aparecimento de fissuras. Estes problemas de assentamento podem ser causados por solos mal compactados, cálculos de conceção incorretos ou aumentos de carga imprevistos.
A utilização de materiais de construção inadequados também pode provocar fissuras nos edifícios. Isto deve-se ao facto de os materiais não serem adequados para o tipo de estrutura que foi concebida e causarem danos à estrutura.
TIPOS DE FISSURAS SEGUNDO A SUA LOCALIZAÇÃO
Outra forma de classificar as fissuras é analisar a sua localização. Podemos encontrar fissuras que aparecem em paredes divisórias, fissuras em paredes estruturais, fissuras em tetos, fissuras em paredes interiores ou exteriores...
Em função do local onde aparecem, podemos analisar as causas mais prováveis da sua origem.
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO NAS FISSURAS
Conhecer as diferentes formas de classificar uma fissura é muito importante, pois permite-nos analisar as causas do seu aparecimento e o seu nível de perigo. A Uretek, como empresa especializada na reabilitação de estruturas com injeções de resina, pode encontrar as causas das fissuras e atuar sobre elas para solucionar o problema.
Se tiver fissuras no seu edifício, não hesite em contactar-nos, oferecemos inspeções e orçamentos gratuitos em Portugal. Pode entrar em contacto connosco para que um dos nossos técnicos possa analisar o seu caso.