O que fazer quando surgem fissuras horizontais?

     

    A presença de fissuras profundas pode ser um sinal de que o edifício já não é estruturalmente estável.  

    Fissuras pequenas perto da fundação devem ser reparadas o mais rápido possível, pois podem permitir a entrada de água, sujidade ou insetos no edifício.  

    A única maneira de manter o edifício seguro é intervir: para compreender e resolver o problema. Portanto, as lesões devem ser reparadas, não importa quão pequenas e insignificantes possam parecer.  

    Existem diferentes tipos de fissuras, algumas muito mais perigosas e preocupantes, tais como fissuras horizontais nas fachadas ou paredes interiores. Vejamos as características das fissuras horizontais, o seu perigo e as reparações que podem ser efetuadas.  

    FISSURAS HORIZONTAIS OU LESÕES POR TRACÇÃO   

    A presença de fissuras no teto deve-se principalmente a duas causas:  

    • Envelhecimento natural.  
    • Danos estruturais e assentamentos.  

    Alguns anos após a construção do edifício, o terreno de fundações sofre um assentamento. Devido à ação da gravidade sobre a estrutura e fundações do edifício, pode ocorrer um ligeiro assentamento. Portanto, não é de admirar que possam ocorrer fissuras mesmo em edifícios novos.  

    Não há necessidade de se preocupar se a largura das fendas for milimétrica. 

    É MUITO PERIGOSA UMA FISSURA HORIZONTAL?

    As fissuras finas em gesso ou pintura do teto não são motivo de especial preocupação.  

    Pequenas fissuras no gesso são fisiológicas, ditadas por múltiplas causas, primeiro o método de colocação dos acabamentos e possivelmente até pequenos movimentos naturais do edifício.  

    Por outro lado, o caso de fissuras que atravessam as paredes é diferente. Qualquer fissura que atravesse toda a parede é certamente o resultado de danos estruturais.  

    Em tal situação, é aconselhável agir rapidamente e contactar uma empresa especializada.  

    Por fim, existem fissuras que se desenvolvem entre a parede e o teto. Se notar um espaço entre a parede e o teto, este é quase sempre o resultado do processo de assentamento da fundação ou de problemas estruturais. 

    FISSURAS EM MUROS DE CONTENÇÃO 

    As fissuras nos muros de contenção indicam frequentemente problemas graves que podem levar à rutura do próprio muro.  

    A maioria das fissuras são causadas pela pressão excessiva da água na parte posterior da parede. Se o terreno atrás da parede não drenar corretamente, a água eventualmente saturará o terreno atrás da parede. Como resultado, a pressão hidrostática irá aumentar, levando à sua rutura ou deformação.  

    Os terrenos argilosos que se expandem e contraem significativamente são particularmente maus para os muros. A melhor opção, mesmo neste caso, é contactar uma empresa especializada.