As fissuras no teto são mais comuns do que se possa pensar. Quando falamos de fissuras, referimo-nos a pequenas fendas que aparecem num material. Estas fissuras podem estar presentes em paredes, tectos ou em pavimentos e betonilhas.
As fissuras caracterizam-se pelo facto de aparecerem na superfície de um material, enquanto as fendas são aberturas mais profundas. Normalmente, uma fissura tem uma abertura inferior a 0,3 mm, enquanto as fendas são superiores.COMO IDENTIFICAR AS FISSURAS NO TETO
Ao analisar as fissuras no teto, é muito importante analisar a causa da fissura e também monitorizar o seu estado para verificar se o problema vai aumentar com o tempo. O que hoje pode ser uma pequena fissura pode, com o tempo, transformar-se numa fenda. Por isso, devemos acompanhar de perto estas patologias e intervir quando necessário.
Nem todas as fissuras são iguais, algumas são causadas por pequenos danos nos materiais e aparecem na camada superficial do reboco, por exemplo. Ou podemos também encontrar fissuras que crescem com o tempo e se tornam perigosas fissuras estruturais.
FACTORES QUE MOTIVAM O APARECIMENTO DE FISSURAS
As causas podem ser muitas e variadas. Como já referimos, algumas serão mais perigosas do que outras. Se nos depararmos, por exemplo, com uma fissura estrutural, nestes casos será necessário avaliar o problema e, na maioria dos casos, aplicar uma solução para consolidar o terreno de fundação.
Podemos encontrar estruturas que, devido à passagem do tempo, a um aumento súbito das cargas, à utilização de materiais de construção deficientes ou a fenómenos meteorológicos, podem ter sofrido um assentamento diferencial que se manifestará sob a forma de fissuras.
Estes casos são os que mais nos devem preocupar, pois requerem uma empresa especializada na recuperação de estruturas para tornar o edifício novamente seguro. Na Uretek, graças às nossas injecções de resina, podemos dar uma solução a este problema.
Noutras ocasiões, podemos encontrar fissuras no telhado, causadas pelo assentamento normal de um edifício ou pela utilização de um material que se fissurou com o tempo. Nestes casos, o problema não é tão importante e os trabalhos de bricolage podem resolver o problema.
A IMPORTÂNCIA DE EXAMINAR AS FISSURAS E AS FENDAS
Como já referimos, sempre que vemos uma fenda ou fissura, o mais importante é analisá-la para descobrir as suas causas. O que hoje parece ser uma pequena fissura, com o tempo pode tornar-se num grande problema. Na Uretek, oferecemos inspeções e orçamentos gratuitos em todo o território nacional. A nossa equipa de técnicos especializados está disponível para analisar cada caso e determinar se as fissuras no telhado do seu edifício são preocupantes ou não. Pode contactar-nos para falar com um especialista sem qualquer compromisso.