A rutura de tubagens subterrâneas pode causar graves assentamentos do terreno, fissuras, desníveis e apresentar ainda riscos para a estabilidade dos edifícios.
Nestes casos, é necessário intervir rapidamente para consolidar o terreno e prevenir danos maiores.As intervenções de consolidação do terreno de fundação com injeções de resinas expansivas representam uma solução eficaz e não invasiva para restabelecer a estabilidade do terreno e das estruturas afetadas.
O que é o assentamento do terreno e por que é perigoso
O assentamento do terreno de fundação é um fenómeno que ocorre quando o terreno sob um edifício perde estabilidade e compacidade. Pode ser causado por:
- Rutura de tubagens de água (tanto rotura de tubagem como fugas de água em tubagens enterradas)
- Movimentos do lençol freático
- Escavações ou trabalhos nas proximidades
- Terrenos pouco compactados
Os sinais de um processo de assentamento
- Fissuras nas paredes, pavimentos ou teto.
- Desníveis e inclinações visíveis nos terrenos
- Portas e janelas que já não fecham corretamente
- Infiltrações de água
Rutura de tubagens subterrâneas: um risco subestimado
Uma das causas mais frequentes de assentamento do terreno é a rutura de tubagens enterradas, que provoca a saída e dispersão de grandes quantidades de água no subsolo. Este processo pode lavar rapidamente o terreno de fundação, reduzindo a capacidade de carga.

Como resolver os assentamentos com as injeções de resinas Uretek Geoplus®
Uma vez resolvido o problema da fuga de água da tubagem, a Uretek intervém consolidando o terreno de fundação com um sistema patenteado de injeções de resinas expansivas capaz de consolidar o terreno e melhorar as suas características mecânicas sem demolições, escavações ou interrupções das atividades, de forma rápida e não invasiva.
Principais vantagens:
- Uma solução patenteada com 35 anos de experiência: mais de 66.000 intervenções realizadas.
- Sistema de injeção patenteado Multipoint®: em comparação com os sistemas de injeção tradicionais, o sistema Multipoint permite uma intervenção mais homogénea da resina garantindo uma consolidação uniforme.
- Monitorização a laser contínua: controlo milimétrico do levantamento das estruturas em tempo real.
- Intervenções rápidas e não invasivas: resolução em poucas horas ou poucos dias, sem necessidade de escavações ou demolições.
- Garantia contratual: a intervenção tem garantia de 10 anos.
As fases da intervenção de consolidação Uretek
- Inspeção gratuita e definição do projeto
- Localização das redes subterrâneas: previamente é necessário identificar a localização das redes de serviços subterrâneos na área de intervenção da Uretek.
- Preparação da obra: chegada do camião oficina autónomo e totalmente equipado, garantindo a ocupação mínima de espaço e podendo ser estacionado até 80 metros da zona de intervenção.
- Perfurações: com berbequins manuais elétricos realizam-se as perfurações, geralmente com uma broca de 26 mm de diâmetro. As perfurações efetuam-se diretamente através das fundações para atingir exatamente o volume de terreno a tratar. Sempre que possível, as perfurações são realizadas no exterior da estrutura. A ausência de pó, demolições e vibrações permite realizar o trabalho sem evacuar o local.
- Inserção dos tubos perfurados Uretek Multipoint: mediante berbequins manuais de rotopercussão introduzem-se os tubos de injeção nos furos feitos.
- Injeção da resina expansiva Uretek Geoplus®: a resina expansiva Uretek Geoplus® é injetada através de uma pistola ligada ao camião oficina por uma mangueira especial. As quantidades e a temperatura da resina, assim como as pressões de injeção, são controladas através de um tablet.
- Verificação e monitorização: a resina difunde-se de forma homogénea no terreno de fundação e, ao expandir compacta-o. A injeção prolonga-se até à verificação do início do levantamento da estrutura. Este levantamento é cuidadosamente monitorizado através de um sistema laser com precisão de 0,5 mm.
- Verificação do resultado mediante ensaios de penetração dinâmica comparativos: antes e depois da intervenção de consolidação realizam-se ensaios de penetração dinâmica para comprovar a melhoria das características mecânicas do terreno.
- Trabalhos finais de acabamento: no final da intervenção corta-se a parte do tubo visível e sela-se o furo.
Verificação da eficácia da intervenção
Durante todas as fases operacionais, a Uretek utiliza sistemas de monitorização a laser ou radar em tempo real para controlar com precisão milimétrica o levantamento e a estabilidade das estruturas. No final do tratamento, realizam-se testes de penetração dinâmica para certificar a melhoria das características mecânicas do terreno, o aumento da capacidade de carga e a estabilidade do terreno de fundação.