Se observar fissuras, abaulamentos ou inclinações, deve preocupar-se, mas felizmente este é um problema com solução.
SECÇÕES DO ARTIGO
- Instabilidade do muro de contenção
- Como resolver a instabilidade do muro de contenção?
- A solução Uretek para resolver a instabilidade de dois muros de contenção em Florença
Um muro de contenção é utilizado para suportar e reter terras ou materiais que, de outra forma, se moveriam ou deslizariam devido à gravidade. É utilizado quando existe uma diferença de altura entre duas superfícies e se pretende evitar que o solo superior deslize ou ceda. No entanto, pode acontecer que esta estrutura ceda, originando fissuras ou deformações. Como se pode resolver este problema? Explicamos-lhe neste artigo.
INSTABILIDADE DO MURO DE CONTENÇÃO
As causas da instabilidade de um muro de contenção podem ser várias. Eis algumas das mais comuns:
- Pressão excessiva do solo ou da água
- Ausência de um sistema de drenagem adequado
- Erros de projeto ou de construção
- Movimentos do terreno (por exemplo, deslizamentos)
- Fenómenos sísmicos
Os “sintomas” a que deve estar atento incluem a inclinação do muro e o aparecimento de fissuras ou abaulamentos. Trata-se de uma situação grave, pois o colapso do muro pode causar danos tanto na estrutura superior como nas áreas inferiores utilizadas por pessoas. Como intervir?
COMO RESOLVER A INSTABILIDADE DE UM MURO DE CONTENÇÃO?
Antes de mais, deve contactar imediatamente um especialista que possa realizar uma avaliação e diagnóstico. Posto isto, facilmente compreenderá que as melhores soluções são as menos invasivas e que não exigem escavações nem demolições. As microancoragens com injeções de resina são uma resposta perfeita a estas exigências.
Esta tecnologia consiste na introdução de ancoragens finas, seguida da injeção de resinas que preenchem os vazios e consolidam o solo circundante. Assim, estabiliza-se o muro, reduzindo a instabilidade e aumentando a resistência aos impulsos do terreno. No ponto seguinte, apresentamos um exemplo prático deste tipo de intervenção.
SOLUÇÃO URETEK CONTRA A INSTABILIDADE DE DOIS MUROS DE CONTENÇÃO EM FLORENÇA
Em Florença, um edifício habitacional apresentava fissuras e deformações nos dois muros de contenção que sustentavam o edifício. Após estudos geológicos, decidiu-se estabilizar a estrutura com microâncoras em aço inoxidável e injeções de resina expansiva.
O projeto incluiu seis filas de tirantes, num total de 103. A resina injetada através de tubos especiais expandiu-se em segundos. Em poucas horas, o bulbo formado adquiriu força suficiente para permitir o tensionamento dos tirantes.
Nesta fase, foi registada a resistência máxima de ancoragem, comprovando-se que superava os valores de projeto. Foram levadas à rotura sete ancoragens de teste, que atingiram valores entre 4000 e 5000 kg, ultrapassando largamente os 2700 kg previstos.
A intervenção com Uretek MicroAnchors® foi concluída com a estabilização da estrutura e das áreas envolventes de forma rápida, controlada,económica e significativamente menos invasiva do que as soluções tradicionais.
Se está a lidar com a instabilidade de um muro de contenção e deseja saber mais sobre microâncoras com injeções de resina, entre em contacto connosco.
VEJA AS FASES DA INTERVENÇÃO EM VÍDEO