É normal que, com o passar do tempo, os edifícios necessitem de alguns trabalhos de manutenção ou de renovação. Pode ser o caso de trabalhos de pintura, mudança de fechaduras... Este tipo de trabalho pode, por vezes, ser efetuado por um trabalhador manual. Mas quando falamos do aparecimento de fissuras em muros, o caso muda de figura. Nestes casos, é necessária uma pessoa especializada para analisar as fissuras e ver as causas que as provocam.
Nem todas as fissuras são perigosas. A maioria das fissuras pode estar presente em todos os tipos de habitações, mesmo em construções novas. Indicam simplesmente que o edifício está a assentar. No entanto, há fissuras que são mais graves do que outras. Estas fissuras não podem ser ignoradas porque exigem intervenções rápidas, eficazes e decisivas.
O PROBLEMA DAS FISSURAS EM MUROS
As fissuras nas paredes podem ser um problema mais ou menos grave, consoante a dimensão da fissura. Há muitas razões para a formação de uma fissura numa parede. Para além do processo natural de assentamento das casas, pode haver um padrão de fissuras após terramotos ou abatimentos por várias razões (deslizamentos de terra, rebentamento de tubagens, escavações próximas...).
Se as fissuras nas paredes apresentarem descoloração, como manchas castanhas ou amarelas, o problema pode ser atribuído a fenómenos de infiltrações.
COMO SABER SE UMA FISSURA É PERIGOSA?
As fissuras com menos de um milímetro de largura ou as fissuras com um a dois milímetros geralmente não são motivo de preocupação.
Se essas fissuras aparecerem nas paredes, o problema pode ser resolvido preenchendo e pintando as fissuras, uma vez que a fissura está no reboco e não na parede.
Se a casa tiver paredes rebocadas, é frequente formarem-se fissuras verticais rectas devido à expansão do reboco provocada pela humidade ou à sua contração (quando seca). Isto é normal, sobretudo nas construções novas. Em vez de intervir imediatamente, é preferível esperar algum tempo antes de preencher as fissuras e pintar de novo.
Uma fenda é mais grave quando tem mais de 5 milímetros de largura, pois a origem pode ser mais grave do que o reboco desidratado ou o processo de assentamento do edifício.
Uma parede pode estar gravemente danificada quando a fenda tem mais de 15 milímetros de largura, o que pode ser um sinal de danos estruturais, abatimento(o afundamento súbito de uma casa e das suas fundações) ou qualquer outra coisa. Uma fenda tão grande pode exigir uma intervenção urgente para proteger o edifício.
QUANDO CHAMAR OS ESPECIALISTAS PARA REPARAR FISSURAS E RACHAS NAS PAREDES?
As pequenas fissuras nas paredes podem ser reparadas com relativa facilidade.
Em primeiro lugar, é preferível utilizar uma espátula ou um raspador, que são úteis para delimitar a área à volta da fissura. De seguida, deve ser aplicado um endurecedor de juntas na superfície da parede, utilizando a espátula. Para obter um acabamento suave e homogéneo, recomenda-se a aplicação do composto em camadas finas. Enquanto o composto ainda estiver húmido, aplique gesso para cobrir a fenda e a área circundante.
Depois de o composto ter secado, devem ser aplicadas três demãos adicionais de composto para juntas na malha. Deixe cada camada secar completamente e lixe a área antes de aplicar a camada seguinte. À medida que as camadas são adicionadas, a área de superfície do composto aumenta, o que ajuda a criar um acabamento uniforme.
Quando a última demão estiver seca (espere cerca de 24 horas para garantir que está seca), lixe-a ligeiramente. Depois, remova o excesso de pó e pinte sobre o composto seco para combinar com o resto da parede.
No entanto, se as fissuras a reparar forem suficientemente grandes e profundas, com mais de dois milímetros, pode ser necessário contactar um especialista, que determinará a causa da fissura e indicará a forma de resolver o problema.
Na Uretek, como especialistas na reabilitação de estruturas com injeções de resina e podemos ajudá-lo. Realizamos inspeções e orçamentos gratuitos em todo o Pais de forma a avaliar cada caso e perceber o grau de perigo das fissuras para estabelecer a melhor forma de as reparar. Contacte-nos para agendar a visita de um dos nossos especialistas.