Preenchimento de vazios e melhoria do terreno de fundação

    LOCAL: Cádiz
    ANO:
    2013
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO:
    3 dias
    ZONA TRATADA:
    27 ml de sapata corrida e 23 m² de laje

    PROBLEMA

    Deslocamento de parte do terreno que provocou assentamentos e fissuras nos muros.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® – Tecnologia Uretek Deep Injections®

    Edifício de 2 pisos construído em 1968 e ampliada em 1992. Estrutura formada por muros de carga sobre sapata corrida de betão de 60 cm de largura e 1,1 m de altura. O terreno de fundação é constituído por argilas não expansivas bege clara.

    O PROBLEMA 

    Na zona do matadouro verificavam-se abundantes descargas de água que deveriam ser conduzidas pelos sumidouros existentes. Contudo, a rutura de um desses dispositivos provocava a circulação da água sob as lajes e os muros de carga/sapatas, originando o arrastamento e deslocamento parcial do terreno de fundação. Como consequência, formaram-se vazios sob as lajes e registaram-se abatimentos e fissuras nos muros. A intervenção revelou-se necessária para preencher todos os vazios e melhorar as características do terreno de fundação, de forma a restabelecer a sua capacidade de suporte das cargas.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da exclusiva tecnologia Uretek Deep Injections®, que com a injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    As soluções tradicionais implicavam a demolição das lajes existentes e uma obra de grandes dimensões, implicando o encerramento do matadouro. Como alternativa optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e de rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    A intervenção foi executada em três fases:

    • 1ª FASE – Compactação superficial: injeções à cota de apoio da fundação para melhorar as características geomecânicas do terreno e preencher os vazios presentes entre a fundação e o solo.
    • 2ª FASE – Consolidação em profundidade: injeções executadas em dois (2) níveis adicionais de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas.
    • 3ª FASE – Preenchimento dos vazios existentes sob a laje até conseguir um início de levantamento que mostre um contacto efetivo entre esta e o solo.

    O resultado da intervenção foi verificado através de monitorização laser durante as injeções, bem como através de controlo, mediante medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.

    O terreno da zona é bastante competente e tem resistência suficiente, contudo uma quantidade de água importante e sobretudo frequente leva à deterioração do mesmo. A intervenção não impediu o desenvolvimento normal da atividade do centro. O camião oficina foi colocado junto à fachada, permitindo o tráfego normal na zona.

    O PROJECTO EM DETALHE

    A intervenção de recompressão e consolidação realizada no Matadouro Montesierra, em Jerez de la Frontera (Cádiz), teve como objetivo a execução de injeções de resina no solo de fundação, sob um desenvolvimento de 27 ml de sapata corrida e 23 m² de laje.

    O terreno, de natureza argilosa não expansiva, apresentava boa competência geotécnica. A fissuração observada nos muros de carga era maioritariamente horizontal, enquanto nas lajes as fissuras evidenciavam as zonas que tinham ficado afetadas.

    Plano da área de intervenção

    A patologia observada foi originada pela quantidade de água proveniente de um sumidouro partido que recolhia a água da zona do matadouro, pelo que devido à frequência e abundância da mesma circulava facilmente sob lajes e fundações, arrastando os elementos mais finos do terreno.

    A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 e detida pela Uretek, possibilitou a densificação e recompactação do terreno em profundidade através da injeção de resinas de poliuretano de elevada capacidade expansiva. Durante o processo de expansão, estas resinas transmitem ao solo circundante uma ação de compactação, resultando no aumento da sua capacidade de carga.

    Com o objetivo de abranger a totalidade do volume de terreno a intervencionar, as injeções foram realizadas mediante a colocação de tubos de injeção alternadamente a diferentes profundidades, chamados doravante de “níveis”. O plano de intervenção consistiu em injetar no volume de terreno os três (3) primeiros metros sob a cota de apoio da fundação, tratando o bolbo de pressões da fundação.
    Sob as lajes, executou-se uma única injeção para preencher os vazios existentes e assim colocar em contacto a laje com o terreno.

    Uma vez em obra realizaram-se quatro (4) ensaios de penetração dinâmica para determinar as características do terreno (2 antes e 2 depois). Os ensaios mostraram uma zona oca de 20 cm sob a fundação e outros 50 cm adicionais especialmente brandos.

    Para verificar em tempo real o movimento de cada ponto, o muro e a laje foram monitorizados.