Este troço de autoestrada, gerido pela SAVSPA, constitui uma importante ligação entre a Itália e os países do Noroeste da Europa. De facto, liga as principais estradas nacionais à França e à Suíça, através do Monte Branco e do Gran San Bernardo e dos “passos” do Piccolo e do Gran San Bernardo.
PROBLEMA
Ao quilómetro 80,600 do viaduto de Glaireaz, verificou-se a existência de vazios sob uma laje de transição entre o aterro e o viaduto. O fenómeno teve origem provavelmente numa má compactação das camadas de terras, permitindo infiltração de água com consequente lavagem de finos e ainda vibrações causadas pelo tráfego de veículos.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Resolvemos o problema utilizando Uretek Deep Injections®, injetando a resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, que preenche em profundidade o solo sobre o qual assenta o pavimento. Com efeito, ao expandir-se, a resina preencheu os vazios do solo, exercendo uma ação de compactação sobre o volume sólido circundante aumentando desta forma a sua firmeza.
Verificámos os resultados positivos da nossa intervenção através da realização de 4 ensaios de penetração dinâmica comparativos antes e depois da mesma. No total, consolidámos 51 metros quadrados de pavimento rodoviário sem ter de recorrer a trabalhos auxiliares ou demolições.
A resina Uretek Geoplus® desenvolve uma pressão de expansão que pode atingir 10 Mpa. Neste caso, os ensaios de penetração dinâmica efectuados após a intervenção registaram valores de resistência de ponta que são o dobro e por vezes o triplo dos obtidos com os ensaios pré-intervenção.
O PROJETO EM DETALHE
Para cada faixa da autoestrada, seguimos um protocolo que consiste nas seguintes fases operacionais: encerramento ao tráfego da faixa a tratar com desvio do fluxo para a outra faixa, ensaio de penetração dinâmica antes da intervenção, perfuração do pavimento e inserção dos tubos de injeção, execução de injeções de consolidação com monitorização laser contínua do pavimento, ensaio de penetração dinâmica pós-intervenção e reabertura ao tráfego da faixa tratada.
Em pormenor
Depois de termos de conhecido o substrato da estrada de asfalto a uma profundidade de 1 metro da superfície de trabalho, realizamos prefurações com um diâmetro entre 18 e 26 mm a intervalos regulares através do volume formado pelas camadas betuminosas e a laje até uma profundidade de 4 metros para além da espessura deste volume. Desta forma, foi possível atingir todo o volume afetado pelas cargas superficiais.
Uma vez terminada a perfuração, colocámos os tubos de injeção nos furos. Realizaram-se injeções do tipo “colunar”, ou seja, a introdução da resina no solo ocorreu ao mesmo tempo que a extração do tubo do fundo para a superfície. Para cada plano vertical, a injeção envolveu uma espessura média da camada de solo de 4 metros, calculada a partir da superfície de apoio da laje da estrada. Escolhemos a sequência de injeção para facilitar o início do processo de dissipação da pressão devido à expansão da mistura. No total, realizámos 28 colunas de injeção e 3 injeções superficiais.




