Consolidação e levantamento do pavimento de uma estrada em Girona

    LOCALIZAÇÃO: Biure - Catalunha
    ANO:
    2013
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO:
    4 dias

    PROBLEMA

    Baixa capacidade de carga um desnível de cerca de 50 - 80 cm.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação e levantamento do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Floor Lift®.

    Junto a um dos pilares da ponte sobre o rio Ricardell, que atravessa a cidade de Biure, deram-se vários assentamentos nos últimos anos, o que levou a várias reparações superficiais do pavimento o que obviamente não é uma solução definitiva.

    O PROBLEMA 

    Inicialmente, e tendo em conta o estudo geotécnico efetuado, o problema consistia na baixa capacidade de carga de uma camada de argilas situada entre os 4 e os 8 metros de profundidade. No entanto, durante a fase de intervenção, foi ainda detetado um desnível de cerca de 50-80 cm em 80% da área de intervenção.

    Porquê escolher a solução Uretek:

    • Rapidez: um planeamento e a programação cuidadosa dos tempos de execução permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações nem trabalhos de alvenaria, não sujou a área nem produziu resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as mesmas foram monitorizadas em tempo real com recurso à tecnologia laser de ponta e a pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, com a injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    Dada a necessidade de trabalhar nas faixas de rodagem e a logística exigida por outros sistemas de consolidação, optámos por uma tecnologia pouco invasiva e de rápida execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    A intervenção foi realizada em duas fases:

    • 1ª FASE - Compactação profunda: injeções colunares, entre 4 e 8 metros, para compactar a camada argilosa detetada no estudo geotécnico.
    • 2ª FASE - Preenchimento do vazio mais superficial detetado na fase de execução da obra e levantamento do pavimento em alguns centímetros.

    O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como o controlo, através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.

    Observações:

    As investigações realizadas no início da intervenção, juntamente com as informações do estudo geotécnico efetuado, determinaram a intervenção a realizar, a quantidade de resina a injetar e o volume de solo a tratar sob o pavimento da estrada. Dadas as caraterísticas da intervenção, ou seja, a necessidade de trabalhar nas faixas de rodagem e ao mesmo tempo a necessidade de permitir a circulação na via, esta solução apresentou-se como a ideal por ser pouco invasiva e permitir resultados imediatos. A intervenção, efetuada por técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado.

    O PROJETO EM PORMENOR

    A consolidação, melhoria e levantamento do terreno realizado na estrada GI-V-5044 de Biure (GIRONA), teve como objetivo consolidar o pavimento correspondente ao aterro adjacente ao pilar de uma ponte desta estrada, mediante injeções de resina expansiva Geoplus em cerca de 80 metros quadrados.

    plano da zona de intervenção

    De acordo com o primeiro levantamento realizado na área de intervenção, para além da camada de argilas moles já documentada, foi detetado um vazio sob o pavimento, com uma espessura entre 50 e 80 cm, que poderia ter agravado o assentamento da estrada.

    A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permitiu a compactação em profundidade do solo através da injeção no mesmo de resinas de poliuretano de elevada capacidade de expansão o que conferiu ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que resulta num aumento da capacidade de carga.

    As injeções, de modo a cobrir todo o volume de terreno a beneficiar, foram realizadas por meio de injeções colunares, entre 4 e 8 metros de profundidade. Por fim, foram também efetuadas injeções mais superficiais para preencher o vazio detetado sob o pavimento.

    Gráfico de ensaio penetrométrico

    A melhoria do solo medida in situ com um ensaio de penetração dinâmica efetuado na zona de abatimento máximo é representada em termos de resistência penetrométrica de ponta qc. A melhoria média obtida no volume do solo tratado foi de cerca de 80%.