Junto a um dos pilares da ponte sobre o rio Ricardell, que atravessa a cidade de Biure, deram-se vários assentamentos nos últimos anos, o que levou a várias reparações superficiais do pavimento o que obviamente não é uma solução definitiva.
O PROBLEMA
Inicialmente, e tendo em conta o estudo geotécnico efetuado, o problema consistia na baixa capacidade de carga de uma camada de argilas situada entre os 4 e os 8 metros de profundidade. No entanto, durante a fase de intervenção, foi ainda detetado um desnível de cerca de 50-80 cm em 80% da área de intervenção.
Porquê escolher a solução Uretek:
- Rapidez: um planeamento e a programação cuidadosa dos tempos de execução permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações nem trabalhos de alvenaria, não sujou a área nem produziu resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as mesmas foram monitorizadas em tempo real com recurso à tecnologia laser de ponta e a pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, com a injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Dada a necessidade de trabalhar nas faixas de rodagem e a logística exigida por outros sistemas de consolidação, optámos por uma tecnologia pouco invasiva e de rápida execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi realizada em duas fases:
- 1ª FASE - Compactação profunda: injeções colunares, entre 4 e 8 metros, para compactar a camada argilosa detetada no estudo geotécnico.
- 2ª FASE - Preenchimento do vazio mais superficial detetado na fase de execução da obra e levantamento do pavimento em alguns centímetros.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como o controlo, através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.
Observações:
As investigações realizadas no início da intervenção, juntamente com as informações do estudo geotécnico efetuado, determinaram a intervenção a realizar, a quantidade de resina a injetar e o volume de solo a tratar sob o pavimento da estrada. Dadas as caraterísticas da intervenção, ou seja, a necessidade de trabalhar nas faixas de rodagem e ao mesmo tempo a necessidade de permitir a circulação na via, esta solução apresentou-se como a ideal por ser pouco invasiva e permitir resultados imediatos. A intervenção, efetuada por técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado.
O PROJETO EM PORMENOR
A consolidação, melhoria e levantamento do terreno realizado na estrada GI-V-5044 de Biure (GIRONA), teve como objetivo consolidar o pavimento correspondente ao aterro adjacente ao pilar de uma ponte desta estrada, mediante injeções de resina expansiva Geoplus em cerca de 80 metros quadrados.
De acordo com o primeiro levantamento realizado na área de intervenção, para além da camada de argilas moles já documentada, foi detetado um vazio sob o pavimento, com uma espessura entre 50 e 80 cm, que poderia ter agravado o assentamento da estrada.
A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permitiu a compactação em profundidade do solo através da injeção no mesmo de resinas de poliuretano de elevada capacidade de expansão o que conferiu ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que resulta num aumento da capacidade de carga.
As injeções, de modo a cobrir todo o volume de terreno a beneficiar, foram realizadas por meio de injeções colunares, entre 4 e 8 metros de profundidade. Por fim, foram também efetuadas injeções mais superficiais para preencher o vazio detetado sob o pavimento.
A melhoria do solo medida in situ com um ensaio de penetração dinâmica efetuado na zona de abatimento máximo é representada em termos de resistência penetrométrica de ponta qc. A melhoria média obtida no volume do solo tratado foi de cerca de 80%.






