Muitos edifícios estão expostos a problemas mais ou menos importantes e complexos de resolver, independentemente de serem feitos de pedra, blocos de betão ou tijolos maciços.
A causa encontra-se em defeitos de construção (por exemplo, fundações subdimensionadas) ou em problemas relacionados com a natureza do terreno (declive, escavações, novas construções adjacentes, tipo de solo, etc.). Além disso, podem existir vários fatores agravantes, como a presença de árvores e de água e/ou a execução de obras inadequadas (obras rodoviárias).
Na maioria dos casos, estes problemas estruturais, que se manifestam pelo aparecimento de paredes com fissura do edifício, não devem ser encarados com ligeireza e tratados com uma simples massa, totalmente inadequada para a situação.
Aos olhos de quem não a compreende, uma fissura não é mais do que uma fissura, seja ela vertical, horizontal ou oblíqua, e a sua origem não é facilmente identificável à primeira vista. Por isso, recomenda-se vivamente que não atue por iniciativa própria, pois corre o risco de agravar a situação.
Só especialistas reconhecidos pelo seu know-how neste domínio podem identificar claramente o problema e aplicar o tratamento adequado: consolidação das fundações de um edifício, impermeabilização de paredes subterrâneas, reabilitação de alvenarias, etc. Trata-se de operações altamente técnicas.