Considera-se parede de suporte quando para além de suportar o seu próprio peso suportar outras cargas verticais e horizontais.
Se a construção é de alvenaria (tijolo ou pedra), as paredes são consideradas estruturais, porque servem para suportar o chão e as lajes do telhado.
Uma parede suporte de um determinado nível do edifício não pode ser simplesmente demolida, pois isso debilitaria o edifício com o consequente colapso do chão e das paredpadraoes que estão no mesmo alinhamento.
É necessário um projeto para substituir o papel da parede a ser removida, caso contrário, para além de assentamentos, podem ocorrer fissuras arqueadas das paredes superiores e depressões no pavimento.
O QUE FAZER SE APARECEREM FISSURAS NAS PAREDES DE SUPORTE
A remoção de uma parte de suporte deve sempre seguir um projeto. Durante uma renovação na qual o cliente deseja redistribuir os espaços interiores, como a criação de um openspace ou a demolição da parede comum a duas salas, um método deve ser seguido:
- Verifique se é uma parede de suporte
- Verifique se existe outra parede no mesmo alinhamento por cima da parede a ser removida.
- Escorar o pavimento para evitar relaxamento durante a demolição e aparecimento de fissuras arqueadas na parede superior.
- Efetuar reforços.
QUANDO SE DEVE PREOCUPAR
Em geral, quando confrontados com um edifício deteriorado por fissuras na parede, procedemos a uma análise do padrão destas. O estudo fornece informações importantes sobre os danos, a sua forma, posição e causas.
As fissuras nas paredes de suporte não devem ser subestimadas. A sua presença pode estar relacionada com vários fatores, entre eles:
- Utilização de materiais de baixa qualidade durante a construção ou renovação do edifício.
- Alterações nas condições de carga durante a vida do edifício.
- Modificações na estrutura do edifício.
- Causas externas, por exemplo, um sismo.
- Fissuras causadas pela diferença de temperatura entre o exterior e o interior.
- Ventilação inadequada das instalações.
- Deslizamentos de terras e outros fenómenos geológicos.
Para compreender se realmente precisa de se preocupar, precisa de ser capaz de avaliar o tipo de fissura. Aquelas que aparecem no gesso, em geral, atuam apenas a um nível superficial e estético, sem danificar a parte estrutural. Isto não significa que tais fissuras devem ser ignoradas. Com o tempo, a sua "saúde" pode deteriorar-se. Portanto, é necessária uma monitorização constante.
É aconselhável prestar muita atenção às fissuras na ligação com estruturas de suporte, assim como às fissuras em arco e diagonais e intervir o mais rapidamente possível, de modo a não comprometer a estabilidade da estrutura.
PORQUÊ RECORRER A PROFISSIONAIS
Dada a sua importância, as fissuras nas paredes de suporte requerem a intervenção de profissionais especializados.
Uma empresa especializada tem os recursos e know-how para realizar o trabalho de forma segura e eficiente e para avaliar a gravidade da situação.
Portanto, não são de todo recomendadas intervenções do tipo "faça você mesmo", especialmente no caso de fissuras perigosas, pois existe o risco de agravar ainda mais a situação.